..:: Nosso Eucalipto ::..

Nosso Eucalipto
Preservação do eucalipto da Lafra.

O primeiro passo para que o eucalipto Lafra tenha o padrão de qualidade que as normas da ABNT NBR 6229, 6231 e 6232 citam é necessário um cuidado especial com o poste desde quando ele é apenas uma semente e vira uma muda até o momento em que for transportado para o cliente o poste já pronto para o uso.A seguir vamos mostrar algumas etapas que são submetidas os eucaliptos Lafra.

Após a arvore ser cortada e desbastada corretamente vem uma das etapas mais importantes para a preservação dos postes de eucalipto que é a secagem natural, que nos postes de eucalipto comercializado pela Lafra ocorre da seguinte forma:

Os postes são mantidos em pátios de secagem sombreados e por tempo suficiente (3 a 6 meses aproximadamente) de modo a atingir o teor de umidade aproximado de 30% para impregnação com preservativo hidrossolúvel.

O pátio de secagem situa-se em um lugar alto, que não contem umidade, bem drenado e livre de vegetação e detritos. Os postes são reunidos em camadas de maneira a permitir ventilação entre eles.

Após a etapa de secagem os postes ficam prontos para serem imunizados, os postes de eucalipto Lafra são imunizados com o preservativo hidrossolúvel à base de cobre, cromo e Arsênio (CCA) a formulação utilizada é a C, aonde a retenção mínima de preservativo é de 9,6 Kg/m³. Os postes Lafra são preservados em autoclave sob vácuo pressão, como mostra o esquema a seguir:

1. A madeira é preparada para entrar no autoclave
2. Entrada da madeira no autoclave
3. Retirada do excesso de ar e água das células da madeira

4. Entrada do Produto CCA. O vácuo faz o CCA preencher os espaços da água e do ar que foram retirados.

5. Pressurização da solução CCA: força a penetração da solução e fixa seus componentes.

6. Retirada do excesso de solução CCA.

7. Retirada da madeira da autoclave. Após a secagem, a madeira está pronta para resistir às mais severas condições